top of page
  • Foto do escritorAndre Castilho

5 motivos para você ter seu vídeo institucional


Um vídeo institucional é a cara da sua empresa, e por isso ele precisa apresentar a qualidade que os seus clientes esperam que você entregue. É um investimento que vale a pena, já que atrai confiança e credibilidade ao seu serviço ou produto.


Por isso, listamos aqui 5 motivos para você investir na produção de um vídeo institucional de qualidade:


1 - O vídeo é a mídia mais consumida na internet

A ascensão do Tiktok está aí para provar que o vídeo é a mídia mais consumida pelas pessoas. O Reels é o formato mais popular do Instagram e o YouTube segue reinando soberano como plataforma de vídeos mais longos. O fato é que o site da sua empresa não garante que as pessoas o acessem para buscar informação.


O vídeo institucional é um chamariz atrativo para que as pessoas passem a se interessar pela sua empresa e, então, acessem o seu site para ter informações mais aprofundadas.


2 - O vídeo é ultra compartilhável nas redes sociais

Você já viu alguém compartilhando o endereço de um site no Facebook, no instagram ou no linkedin? Não, né? A menos que seja uma notícia ou algo bombástico.


Pois é, por mais bonito que seja o seu site, por mais estruturado que ele seja, ele não tem nada atrativo que possa justificar o compartilhamento nas redes sociais de alguém, mesmo que ele já seja seu cliente.

Por outro lado, o vídeo é um formato de mídia atrativo, e se ele tiver uma mensagem poderosa, ele tem um grande potencial de ser compartilhado dentro das redes sociais. O que significa que você vai se beneficiar do famoso poder do boca-a-boca. Ou seja, você terá mais tráfego orgânico para o seu site e mais pessoas interessadas em conhecer o seu produto ou serviço. Sem contar um ativo invisível, que é o branding (construção de marca). Sua marca se torna mais valiosa dentro da mente das pessoas. Vamos falar disso no próximo tópico.



3 - O poder do branding através do vídeo

As marcas mais valiosas dentro de um mercado costumam ser referência para toda a categoria. Isso não acontece da noite para o dia e pouco tem a ver com o valor ou a qualidade do produto ou serviço que a empresa entrega. Na verdade, isso nem é o mais importante. É por este motivo que grandes marcas investem muito mais em marketing do que no produto em si. A Nike, por exemplo, investe 3 bilhões de dólares por ano em marketing. E muito desse investimento é centrado na produção de vídeos. Porque eles sabem que as imagens saltam aos olhos, e que antes de comprar uma chuteira ou uma bola, o consumidor terá sido impactado pelos seus vídeos. É este o motivo que torna a Nike uma marca de desejo. É isso que faz a bola deles custar um preço mais elevado do que as bolas dos concorrentes, mesmo que elas tenham um acabamento melhor. Dificilmente alguém vai comprar uma bola pensando na qualidade da costura. A pessoa quer a bola da Nike, Isso é branding. O seu vídeo precisa promover a sua marca e posicioná-la dentro da cabeça dos seus potenciais consumidores. Se o vídeo tiver qualidade mediana, sua marca será posicionada assim na mente das pessoas. E isso pode ser um grande tiro no pé.


4 - Ninguém tem mais que 2 minutos de atenção

Tome como base a sua própria rotina. Você abre seu email e vê dezenas de mensagens não lidas. Seu whatsapp está repleto de chats não respondidos. Seu navegador tem várias abas abertas, que você ainda não teve tempo de ver. A rotina dos seus clientes também não é diferente. Você precisa passar sua mensagem em um espaço muito pequeno de retenção de atenção. E é aí que o vídeo institucional entra como aliado. Com uma mensagem precisa que não passe de dois minutos, você consegue deixar seu cliente interessado no que você tem a oferecer e instigado a conhecer mais sobre sua empresa. O vídeo abre o caminho para que você possa, posteriormente, apresentar a sua empresa com mais calma, em um momento em que o cliente terá sua atenção dedicada ao que você tem a dizer, porque agora ele está interessado na sua empresa.


5 - O vídeo institucional substitui o Powerpoint e o PDF


Powerpoints de apresentação são ótimos quando você está cara a cara com o seu prospect ou cliente. Mas a chance de alguém ler sua apresentação, enviada por email ou whatsapp, é quase zero.


É aí que entra o diferencial de um vídeo institucional. Se ele for bem estruturado, com um roteiro preciso e com edição dinâmica, em apenas 2 minutos você consegue apresentar à sua audiência os pilares da sua empresa, as soluções que só você oferece e ainda gerar o desejo do cliente fechar negócio com uma empresa como a sua. O Powerpoint entra em um segundo momento, quando o seu potencial cliente já foi fisgado pelo vídeo.

Além disso, pense nos eventos que sua empresa marca presença. O que é mais impactante para a audiência, um powerpoint estático cheio de slides ou um vídeo em que você dá play e se auto-explica? Basta se colocar no lugar do espectador para chegar à conclusão óbvia que o vídeo institucional é super estratégico para introduzir a sua marca e a sua empresa em qualquer situação, seja ela uma pré-venda ou uma apresentação diante de um público qualificado.


Conclusão

Não importa o tamanho da sua empresa, não importa quais são os canais que você utiliza para oferecer o seu produto ou serviço. O vídeo institucional sempre será uma mídia atrativa, que abre caminho para que as pessoas se interessem pelo que você tem a dizer. Quando bem produzido, ele transmite a sua mensagem de uma maneira concisa, precisa e aspiracional.


Se você consegue perceber o valor agregado no vídeo institucional dentro da estratégia da sua empresa, não deixe esse investimento para depois.


Nós estamos aqui para ajudá-lo nesta jornada e produzir o melhor vídeo dentro do melhor custo-benefício, graças ao nosso modelo de esteira de produção eficiente, que realiza o seu projeto em apenas 10 dias. Entre em contato conosco pelos canais aqui do site e receba em mãos o nosso orçamento sem compromisso.


Se quiser conhecer nosso portfolio de filmes já produzidos para clientes de diversos setores e nichos, no Brasil e no exterior, clique aqui.

Elevando Sua Marca com Vídeos Institucionais Poderosos

Entenda que vídeos institucionais são mais do que simples peças de conteúdo; eles são a essência da sua estratégia de marca, contando sua história de maneira que ressoa, engaja e inspira. Se você está pronto para aproveitar o poder dos vídeos institucionais para ampliar sua presença no mercado, nossa equipe de especialistas está aqui para tornar sua visão uma realidade.


Com um profundo entendimento da importância desses vídeos na estratégia de marca, nós trabalhamos lado a lado com você para criar conteúdos que não apenas destacam sua identidade única, mas também constróem conexões duradouras com seu público. Clique no link para nos contar sobre sua visão de marca e descobrir como podemos ajudar a transformar seus objetivos em impacto visual memorável.


bottom of page